Submit Your Proposal or Idea

Fornecendo soluções para agricultores brasileiros

Farmer planting crop outside in field
Something went wrong. Please try again later...

Portuguese      English

Por meio de uma colaboração científica, Corteva Agriscience e Embrapa estão maximizando a eficiência de recursos e trazendo soluções inovadoras para agricultores e consumidores brasileiros.

A Embrapa, uma empresa de pesquisa afiliada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com quase 50 anos de experiência em pesquisa e um legado de transformação da agricultura brasileira, trabalha para entregar soluções e tecnologias inovadoras para impulsionar práticas mais sustentáveis. Suas capacidades estão bem alinhadas com a visão da Corteva de criar um futuro mais sustentável e produtivo para a agricultura.

“Assim como a Corteva, a Embrapa é líder mundial em P&D e sua influência é crucial para a adoção de novas tecnologias agrícolas no Brasil, um dos maiores mercados da Corteva”, disse Alejandro Muñoz, presidente da Corteva Agriscience para a América Latina. “Nossa colaboração atualmente se concentra no melhoramento de características genéticas e no avanço da aplicação da edição genômica na agricultura brasileira.”

Três projetos principais de pesquisa foram iniciados em 2019 e impulsionam a tecnologia de edição de genes CRISPR-Cas9 para o melhoramento de características gênicas:

Soja tolerante à seca

O estresse hídrico tornou-se grave em certas áreas do Brasil. Este projeto se concentra em fornecer aos agricultores soja tolerante à seca, ao mesmo tempo em que apoia uma produção sustentável.

Soja resistente a nematóides das galhas

Infestações por nematóides têm causado grandes perdas na produção de soja no Brasil. Como resultado da colaboração com a Embrapa, a Corteva desenvolveu um novo método eficiente para triagem de genes que podem apresentar resistência a doenças radiculares. Juntas, as organizações estão ajudando a fornecer insights sobre futuras soluções de reprodução e biotecnologia para resistência a nematóide.

Melhorando as características visuais do feijão.

O feijão comum é um alimento básico no Brasil. Os consumidores são altamente seletivos contra uma cor escura indesejável que pode ocorrer durante o armazenamento pós-colheita.  Os produtores de feijão, que geralmente são pequenos agricultores, estão ansiosos para reduzir essa característica indesejável.

O trabalho colaborativo da Corteva para melhorar o armazenamento pós-colheita do feijão comum está alinhado com o objetivo da empresa de entender e atender às necessidades do consumidor. Além disso, ajudar esses agricultores a reduzir a perda de produtos e, ao mesmo tempo, aumentar o valor de seus produtos apoia uma das metas de sustentabilidade da Corteva, que é enriquecer a vida dos pequenos agricultores.

 “Esses projetos estão fornecendo insights e soluções para atender às necessidades de nossos clientes. Além de representar um passo importante para aplicar a edição genômica na agricultura brasileira, o projeto  ajudará os agricultores a produzir alimentos de maneira mais eficiente e sustentável", disse Roberto Hun, presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai.

Alexandre Nepomuceno, Diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Soja da Embrapa, acredita que "a Embrapa e a Corteva, juntas, têm a oportunidade de resolver um grande desafio da atualidade: insegurança alimentar . Usando a tecnologia CRISPR para melhoramento de características gênicas, estaremos ajudando os agricultores a superarem os desafios provocados pelas mudanças climáticas.

Sandra Milach, Líder de Tecnologias de Melhoramento e Desenvolvimento de Produtos em Sementes da Corteva, explicou que a Embrapa é um parceiro fundamental na viabilização de soluções de edição de genoma para agricultores latino-americanos: “Juntas, Corteva e Embrapa estão fazendo um progresso significativo para promover coletivamente os benefícios sociais e a transparência da tecnologia CRISPR. ”

“A Embrapa e a Corteva têm uma tremenda oportunidade de trabalhar em inovações impactantes para ajudar a enfrentar um dos nossos maiores desafios: a insegurança alimentar."

   -Alexandre Nepomuceno, Diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Soja da Embrapa

Essa colaboração é um excelente exemplo de alavancagem de uma das muitas ferramentas de biotecnologia para desenvolver produtos inovadores e resolver problemas relevantes na agricultura global.

Para mais informações sobre a colaboração entre Corteva e Embrapa, entre em contato com Adriana Ferreira, Gerente de Parcerias Estratégicas da Corteva Agriscience, pelo email adriana.ferreira@corteva.com.

Se você tem uma solução para um dos muitos desafios agrícolas e gostaria de colaborar para concretizá-la, convidamos você a enviar sua proposta.

A Corteva está comprometida em capacitar a comunidade de pesquisa e incentivar a ampla adoção da edição de genes para melhorar a agricultura e tornar as licenças para CRISPR-Cas9 disponíveis para organizações sem fins lucrativos, acadêmicos e empresas comerciais.

See More Innovation Stories

Corteva collaborates with Dr. Ronald, UC Davis

Eggplant on tree

Explore how collaboration and leveraging biotechnology tools available are part of the solution to our food security and sustainability.

Tackling Nutrient Deficiency in Africa

IMG_ABS_project_Wambugu_Albertsen_Obukosia5760x3490

Corteva Agriscience, Africa Harvest and others collaborate to develop biofortified sorghum, potentially improving the quality of life of nearly 300 million Africans who rely on the grain for dietary needs.